5 dicas essenciais para atrair os clientes

5 dicas essenciais para atrair os clientes

O período econômico atual está deixando os consumidores mais cautelosos. Mesmo aqueles que não perderam o emprego ou que não tiveram redução em seus rendimentos estão pensando duas vezes antes de gastar. De acordo com o analista do Sebrae Minas, Antônio Augusto Gonçalves de Abreu, nestes momentos os empresários devem apostar na excelência do atendimento. “Preço justo e qualidade já deixaram de ser diferenciais e, hoje, são uma obrigação, independente de qualquer contexto ou situação”, afirma.

Desta forma, os lojistas e empresários em geral precisam rever seu “modelo de negócios”. “Pergunte-se sempre: o cliente da atualidade ainda deseja a proposta de valor que ofereço? Pergunte também: o que é preciso para motivar e manter atualizada minha equipe de atendimento e de vendas?” De acordo com o analista do Sebrae, as respostas para estas perguntas podem estar em algumas importantes palavras que não podem sair do dicionário de um empreendedor: treinamento (constante), estratégia (de mercado), e, em especial, a humanização.

“As pessoas estão carentes de acolhimento, de serem ouvidas e respeitadas. Essa carência é fato do cotidiano e não há como negar. O mercado está em movimento permanente, e para tanto, exige atitude inteligente de todo ‘tomador de decisão’ para que se mantenha a perenidade de um negócio”, afirma.

Confira algumas dicas para atrair clientes:

1. Descubra qual é a sua proposta de valor. É preciso identificar o que o seu produto ou serviço oferece ao seu cliente e o que o diferencia da concorrência.

2. Clima organizacional. Responda com toda a franqueza: é prazeroso trabalhar em sua loja ou em sua companhia? Os clientes percebem quando funcionários trabalham satisfeitos. Para a equipe de vendas essa satisfação faz toda diferença na hora de vender.

3. Estabelecimento de metas e busca de resultados: toda equipe de atendentes, bem como de profissionais de vendas precisa trabalhar com referências em metas alcançáveis e ao mesmo tempo desafiadoras, embora flexíveis.

4. Trabalhar com coleta de informações permanentemente: todo negócio deve manter um banco de dados de clientes e, sobretudo, observar os “fatos novos” que ocorrem em suas vidas. Por exemplo, o nascimento de uma criança na família, a mudança de estado civil, a taxa cambial, entre outros.

5. Manter relacionamento com clientes por meio de mídias sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp e até mesmo os hangouts – através dos quais se pode fazer vídeo-conferência a custo zero -, são recursos que devem ser utilizados, de forma profissional, para poder gerar relacionamento com clientes e mantê-los ativos por maior tempo.

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