5 dicas para aumentar as vendas de fim de ano

5 dicas para aumentar as vendas de fim de ano

Novas oportunidades de negócios podem ser alcançadas, mas o sucesso das vendas depende de certas atitudes

Mais uma data comemorativa se aproxima e, com ela, novas chances para aquecer as vendas e a economia. O natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas as demandas já se intensificam durante o inicio do mês.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, comenta que os períodos sazonais são melhor aproveitados se houver planejamento. “Datas comemorativas são ótimas oportunidades para quem deseja alavancar as vendas. A procura por lembranças e presentes intensifica-se, sendo que as comidas típicas da época também são requisitadas. Porém, o sucesso das vendas depende de atitudes relacionadas ao planejamento do empreendedor”, alerta.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) dá dicas de como aproveitar o período para aumentar as vendas. Confira:

1. Estoque planejado: Quando um cliente procura por um produto e descobre que está em falta, a sensação é negativa, podendo ocasionar frustração;

2. Atendimento rápido e eficiente: Em períodos em que os estabelecimentos costumam estar mais cheios, redobre a atenção para não deixar os clientes esperando demais. A demora pode fazer com que eles desistam do produto ou serviço e procurem pelo concorrente;

3. Boas condições de pagamento: A facilidade de pagamento é um incentivo à venda do produto; qualquer empecilho pode se tornar motivo de desistência durante a compra do produto ou contratação do serviço;

4. Layout interno propício para circulação: É ideal que os produtos estejam expostos de maneira que facilite a visualização para o cliente. Desta forma, ele poderá avaliar melhor a utilidade da mercadoria e se interessar por mais de um item. Além disso, é fundamental haver espaço para que ele circule livremente na loja – espaços muito apertados tendem a afastar os clientes.

5. Qualidade: Não se esqueça, coloque a boa qualidade em tudo o que vende ou faz para o cliente.

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