Certificado digital: o que é e quem precisa ter?

A internet, dia após dia, otimiza processos antes burocráticos. Mais do que nunca, pessoas físicas e jurídicas podem aproveitar as oportunidades e facilidades oferecidas pela rede e precisam fazer pouco ou quase nada de forma presencial. Mas como ter segurança em um ambiente tão exposto? Simples! Através do certificado digital. Mais do que mera formalidade, o certificado digital é um facilitador para quem deseja ter mais segurança e agilidade online.

Para que serve um certificado digital
O certificado digital nada mais é do que uma assinatura eletrônica e funciona basicamente da mesma forma que a sua assinatura num papel. Ele confirma a autenticidade de documentos e transações e é obrigatório para empresas que emitem nota fiscal eletrônica. Isto significa que, se a lei prevê a obrigatoriedade da emissão da NF-e para o seu negócio, antes de tudo, você precisa de um certificado digital.

Além da obrigatoriedade, outros benefícios são:

– redução de custos: documentos eletrônicos passam a ter validade jurídica, eliminando a necessidade de reconhecimento em cartório.
– menos burocracia: você faz tudo online, sem ter que se deslocar até esse ou aquele estabelecimento.
– aumento na credibilidade: uma empresa ou MEI com certificação digital certamente é visto com melhores olhos pelos clientes.

Quem precisa de certificado digital
Todas as empresas inscritas nos regimes tributários que preveem lucro são obrigadas a emitir NFe e, por consequência, devem ter certificado digital. Veja:
– Empresas optantes pelo Simples Nacional: para a Receita Federal, o certificado digital ainda não é obrigatório nesse caso. Para empresas com mais de três funcionários, é obrigatório.
– Empresas de lucro presumido: é obrigatório possuir o certificado digital, já que a maioria das declarações, mensais e anuais, exigidas pela Receita Federal só podem ser realizadas através do certificado digital.
– Empresas com funcionários: é necessário possuir o certificado digital para realizar o envio de documentos dos empregados para a Caixa Econômica Federal e Previdência Social, por exemplo.

O certificado digital está se tornando uma ferramenta básica na profissionalização e crescimento dos negócios. É através dele que você vai emitir notas fiscais e ainda fazer diversas outras ações relacionadas à contabilidade da sua empresa.

A CDL Monte Carmelo, além de ser parceira do SPC Brasil, que disponibiliza o maior banco de dados da América Latina, possui também uma cartela enorme de produtos e serviços que podem beneficiar você e a sua empresa, entre eles o certificado digital.
Para mais informações, envie um e-mail para certificacaodigital@cdlmontecarmelo.com.br ou entre em contato conosco pelo 34. 3842-1424.

Fonte: FCDL-MG Adaptado.