Entrega dos leites arrecadados na Pedaladas da Sutentabilidade ao Lar dos Idosos...

Entrega dos leites arrecadados na Pedaladas da Sutentabilidade ao Lar dos Idosos – União Alan Kardec

A segunda parte da entrega dos 115 litros de leite arrecadados na 1ª Pedaladas da Sustentabilidade, evento que visava chamar atenção de nossa sociedade para alguns assuntos importantes como a criação de ciclovias interligando os bairros ocorreu nesta quarta (25/11), pelo Presidente da CDL Monte Carmelo, Sr. Valdeir Rodovalho, pelo Vice Presidente Jury Calvet Borba e pelos diretores Fábio Teodoro da Silveira e Sander Cardoso de Castro ao Lar dos Idosos – União Alan Kardec.

Confira as imagens abaixo e conheça um pouco mais sobre a entidade logo a seguir:

IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE:

União Alan Kardec – Lar dos Idosos
Endereço: Rua Quirino José Quadros, 160
Bairro: Vila nova
Cidade: Monte Carmelo, MG
Fundação: Fundada em 03 de novembro de 1993 de acordo com a ata nº01
Nº de internos: 32 idosos

RELATÓRIO DE ATIVIDADES:

a) FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:

União Allan Kardec – Lar dos Idosos tem como finalidade a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, visando especialmente:

Manter estabelecimento destinado a abrigar pessoas idosas de ambos os sexos, proporcionando-lhes assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, visando a preservação de sua saúde física e mental.

No desenvolvimento de suas atividades não se fará distinção alguma quanto à raça, condição social, credo político ou religioso dos assistidos.

A Entidade Lar dos Idosos terá um regimento interno que disciplinará o seu funcionamento, critérios específicos para admissão e dispensa de assistidos, admissão e exclusão de associados, normas de conduta dos funcionários, voluntários, visitantes e outros assuntos de seu particular interesse.

b) OBJETIVO:

Nosso objetivo é cumprir com responsabilidade a missão que é oferecer a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, atendendo os idosos em todas as suas necessidades físicas e mentais.

Queremos alcançar um ambiente sempre agradável e em condições adequadas às suas necessidades e segurança. Que a instituição seja o mais próximo possível em estrutura física do lar que antes residiam, não dificultando sua adaptação à nova casa.

Em cada área específica existem os objetivos que se quer alcançar e para tanto os profissionais colocam todo o seu empenho para atingi-los.

c) ORIGEM DOS RECURSOS:

A Entidade recebe doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, aposentadorias dos internos, campanha confecção e vendas de pizzas e bazar de usados.

d) INFRAESTRUTURA:

O espaço físico usado pela Entidade é cedido em regime de comodato por uma instituição denominada UNIÃO ALLAN KARDEC – DAS SENHORAS ESPÍRITAS, com área total de 3.497,12m², tendo como área construída 1.441,31m². O espaço físico onde este idoso é atendido tem ampla área externa com corrimãos, jardins, bancos, onde os moradores tomam sol pela manhã, fazem caminhadas. A área interna divide-se em duas alas, masculina e feminina, com quartos individuais e coletivos, banheiros, sanitários e rouparias.

Possui salas de fisioterapia, consultório médico, sala de enfermagem, sala de terapia ocupacional, sala de costura, lavanderia, cozinha, dispensário, refeitório, salas de descanso e tv. A área administrativa, com escritório, sala de diretoria, possuindo também um salão de culto ecumênico.

e) IDENTIFICAÇÃO DE CADA SERVIÇO, PROJETO, PROGRAMA OU BENEFÍCIO SOCIOASSISTÊNCIAL EXECUTADO INFORMANDO RESPECTIVAMENTE:

e.1) PÚBLICO ALVO: O público alvo são pessoas acima de 60 anos, independente de sexo, raça, condição social e credo político ou religioso;

e.2) CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: Nosso atendimento atual é de 32 idosos em regime de longa permanência.

e.3) RECURSOS FINACEIROS A SEREM  UTILIZADOS: A Entidade recebe doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, aposentadorias dos internos, campanha de confecção e vendas de pizzas e bazar de usados;

e.4) RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS:

  • Um Enfermeiro padrão dia, quatro técnicos de enfermagem em regime de 12/36h dia e noite;
  • Uma Fisioterapeuta;
  • Uma nutricionista uma vez por semana (prestadora de serviços);
  • Uma monitora de recreação (Orientada por uma Psicopedagoga voluntária) nas atividades terapêuticas;
  • Três funcionárias como cuidadoras de idosos;
  • Três funcionárias nos serviços de limpeza;
  • Uma cozinheira;
  • Uma auxiliar de cozinha;
  • Uma funcionária para lavanderia;
  • Um funcionário na manutenção;
  • Um auxiliar administrativo;
  • Um auxiliar de escritório;
  • Uma coordenadora geral;
  • A diretoria composta de 6 membros, conselho fiscal composto de 6 membros e voluntários que, regularmente visitam a instituição trabalhando com os moradores musicoterapia, beleza, atividades lúdicas, passeios, culto religiosos, etc.

e.5) ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: A área abrangente é a comunidade carmelitana e as cidades vizinhas, proporcionando assistência social às famílias que não encontram condições de compreender e sanar os problemas até então encontrados com seus idosos e mantê-los  em sua companhia, nestes casos é realizado uma triagem junto a área de saúde física, emocional e administrativa, visto isso o idoso é acolhido.

e.6) DEMONSTRAÇÃO DA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS E/OU ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS EM TODAS AS ETAPAS DO PLANO:

ELABORAÇÃO: Temos como meta o atendimento com excelência ao residente, buscando parceria com outros setores da sociedade e o poder público, esperando maior investimento do poder público na capacitação e educação continuada no atendimento ao idoso institucionalizado. Políticas públicas voltadas para esse público. Não contando apenas com a boa vontade do poder público, temos uma equipe multidisciplinar que juntamente com os gestores elaboram planos de ação, visando o objetivo maior que é oferecer serviços voltados ao idoso, proporcionando-lhe uma velhice saudável.

EXECUÇÃO: A instituição UNIÃO ALLAN KARDEC – LAR DOS IDOSOS atende atualmente 32 idosos em regime de residência e como é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, existe um projeto que está voltado para o cumprimento dos objetivos e princípios da política de assistência social definida pelo LOAS. Algumas medidas que estamos desenvolvendo junto aos moradores:

  • Acompanhamento e atendimento individual e/ou em grupo nas atividades terapêuticas, lúdicas, lazer, culturais e esportivas conforme a necessidade de cada residente.
  • Danças, para melhorar o entrosamento, entretenimento e descontração e atendimento diferenciado com os acamados e os mais fragilizados, esse atendimento é feito com a colaboração de voluntários que desenvolvem atividades de musico terapia para resgatar experiências vividas e a autoestima, passeios de cadeira de rodas, leituras, teatro, etc., todas essas atividades proporcionam a mudança de comportamento, trazendo a diminuição da agressividade, angustia, depressão, ansiedade e outros.
  • Contatos com conselhos, juizados e ministério público.
  • Contatos com família, responsáveis e/ou amigos.
  • Proteger o idoso contra qualquer forma de abuso, exploração, preconceito ou discriminação.
  • Assegurar atendimento de qualidades, garantido assim tratamento físico e psicológico.
  • Desenvolver ações que garantam integração e reintegração do idoso no meio social, bem como assegurar seus direitos enquanto cidadãos, buscando melhorar qualidade de vida e a humanização de suas relações interpessoais.
  • Através do setor público social busca-se a emissão e/ou regularização dos documentos pessoais, garantido assim o exercício da cidadania e de direito, como também o acesso a recursos que são utilizados em prol da melhoria dos residentes.
  • Na área da saúde busca-se facilitar o acesso aos serviços prestados pelo SUS.

AVALIAÇÃO: Mensalmente diretores, coordenadora e funcionários reúnem-se para a avaliação das atividades desenvolvidas e discutir, planejar estratégias no intuito de sanar as dificuldades diagnosticadas.

Na área de recursos humanos avaliamos o desempenho de cada profissional, sua vocação, sensibilidade em tratar com o público atendido, seu crescimento pessoal, seu interesse em buscar conhecimento, informações na área que está inserido profissionalmente. Essa avaliação não se restringe as reuniões trimestrais, são periodicamente observadas todas as ações, para que possamos estar em consonância com o estatuto do idoso e também com as leis que regem as ILPIs.

MONITORAMENTO: Todas as atividades descritas são supervisionadas por uma equipe multidisciplinar que, elaboram relatórios diários, os quais são analisados pelos gestores, assim como são encaminhados para a Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Enfermagem e Conselhos Municipal do Idoso, Saúde e Ação Social.

d) Tipo de pessoa a que se destina: Idosos com idade igual ou acima de 60 anos em situação de abandono ou vulnerabilidade.

e) Tipo e número de pessoas beneficiadas: Trinta e dois idosos, 21 funcionários que dependem da instituição.

 

COMPARTILHE

COMENTAR

Deixe seu Comentário