Se você vende produtos e serviços durante o período do Carnaval aproveite...

Se você vende produtos e serviços durante o período do Carnaval aproveite essas dicas

Se você vende produtos e serviços durante o período do Carnaval, aproveite as dicas do Sebrae Minas:
– Se você é ambulante, seja visto. Dê preferência a roupas coloridas, chapéu e até adereços diferentes e chamativos. Lembre-se do visual do carrinho ou até do isopor por exemplo.
– Fique atento ao estoque de produtos. Se faltar mercadoria você estará perdendo dinheiro. Imagina, o consumidor doido para gastar, você doido para vender e cadê o produto?
– Tenha pessoal de apoio se possível. Por exemplo, acabou a cerveja que você vende. Quem pode levar mais pra você? Além disso, uma pessoa que possa, de tempos em tempos, recolher o dinheiro das vendas também seria bacana. Cuide da sua segurança!
– Tente divulgar de alguma forma seus produtos e serviços. E também onde você estará, caso você vá seguir os blocos da cidade. Isso pode ser feito com cartaz, uma placa, no carrinho, no isopor etc. Seja criativo!
– Verifique se a Prefeitura de sua cidade está liberando licença para atuar nestes locais. Muitas liberam, inclusive, durante o Carnaval.
– Se sua cidade não possui um Carnaval estruturado, procure saber onde serão as festas e comemorações. Pode ser uma oportunidade de garantir boas vendas.
– Muito cuidado ao acondicionamento e a manipulação dos produtos e principalmente dos alimentos e bebidas. Não dê chance para a muvuca derrubar seus alimentos e nem danificar sua estrutura, por exemplo. Use vasilhames de plástico, tampe bem, proteja da chuva, guarde em locais seguros, etc.
– Agregue serviços. Torne-se, por exemplo, um ponto de apoio de informações. Onde está o banheiro mais próximo? E o ponto de ônibus? Até que horas ocorre a festa? Tudo isso cativa os clientes e fazem você ser lembrado.
– Tenha dinheiro trocado, principalmente no início das atividades. Isso facilita as vendas, por conta do troco.
– Se trabalha circulando no meio das pessoas, perceba os grupos que mais consomem. Veja se possuem o perfil do seu produto ou serviço. Explore a oportunidade. Passe mais vezes por eles, seja simpático e agradável. Se você vende adereços, por exemplo, deve identificar aqueles que estão chegando sem fantasias.
– Se for possível, faça um controle diário das vendas. Assim você poderá avaliar se o retorno foi o esperado. Lembre-se de descontar alguns gastos como deslocamento (gasolina), alimentação, matéria-prima, mão de obra, etc.
– Registre os momentos e fotografe. Você vai precisar delas dessas imagens depois!

 

O Carnaval acabou, e agora?
– Veja se ainda haverá festas pós-carnaval. Muitas vezes o Carnaval acaba, mas a folia continua.
– Lembra daquelas fotos? Poste em suas mídias sociais e dissemine o seu trabalho na sua rede de contatos.
– Identifique as melhores práticas. O que deu certo? O que deu errado? Possíveis soluções e melhorias. Anote para poder ter acesso às informações posteriormente.
– Faça um calendário com oportunidades futuras de feriados, festas, eventos da sua cidade. Planeje-se.

– Procure o Sebrae Minas para falar com um especialista em marketing. Ele poderá te ajudar a planejar sua atuação de forma estruturada.

Fonte: Sebrae

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