7 tendências para pequenos negócios em 2017

pequenosnegocios

2017 mal começou e você já tem planos para empreender? A chegada de um novo ano motiva muitos a tirar as ideias do papel. Mas investir no sonho de ter um negócio exige conhecimento de mercado, planejamento e muito estudo. É preciso saber entender as tendências para os pequenos negócios, para não cair nas armadilhas dos modismos.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas tendências, a parti das as ideias do o estrategista de marcas Leonardo Kim, publicadas na revista Inc  e também no comportamento do mercado brasileiro. Confira o que está em voga neste novo ano:

1. Tecnologia a favor da vida
A internet e as inovações tecnológicas já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível pensar os negócios sem elas. Fazemos compras de nossas marcas preferidas pelo touch screen do celular e já agendamos consultas médias sem ligar para os consultórios. Ideias de negócio que facilitam o dia a dia e tornam as atividades mais práticas, por meio do uso da tecnologia, têm tudo para ter muito futuro. Já pensou em economizar seu tempo e fazer as compras do mercado pela sua geladeira?

2. Serviços especializados
Foi-se o tempo em que as mães se dedicavam exclusivamente às famílias e chegar em casa era sinônimo de cama arrumada e comida pronta. Com as pessoas cada dia mais multitarefas e um grande número delas morando sozinhas, o mercado de porções individuais de alimentos e o de serviços domésticos especializados, como reparo e limpeza, tem grande espaço especialmente em grandes cidades.

3. A experiência é tudo
Com a invasão do mercado pela geração da internet ou “millennials”, os negócios precisam se preocupar cada dia mais com o comportamento destes consumidores e as mudanças que eles estão trazendo. Promover a experiência não é um conceito novo, mas vem ganhando espaço no mercado. Você quer oferecer algo novo? Pense no que só seu produto ou serviço tem, mas também no retorno que ele pode levar ao cliente.

4. Sem sair de casa
Quem é que não gosta de economizar tempo? Essa tendência vem transformando o mercado de trabalho, a educação e os treinamentos. As empresas estão se abrindo para os trabalhos “home office” e escolas e universidade têm cada vez mais opções a distância. Se sua ideia de negócio visa treinar pessoas e funcionários que atuam de forma remota, o mercado tem espaço para você.

5. Sustentabilidade além do papel
Ser uma empresa sustentável não é só economizar papel ou abandonar os copinhos plásticos. É garantir o equilíbrio do meio ambiente e pensar no futuro de todos. Se sua ideia de negócio está focada em reduzir o aquecimento global, produzir energia renovável, reutilizar materiais e produtos, 2017 pode ser o seu ano.

6. Soluções para qualidade de vida
A preocupação crescente com a saúde e também com nutrição tem mexido com o mercado. Você está pensando em oferecer atividade física, programas inteligentes de redução de peso ou stress, meditação e yoga, ou vitaminas e bebidas energéticas? Aproveite a tendência, pois essas são opções cada dia mais fortes no mercado.

7. Digital e próximo
O e-commerce se mantém como tendência, devido a crescente demanda por praticidade oferecida pelas lojas online. Mas não basta estar disponível nos meios digitais, é preciso manter a proximidade dos clientes ouvindo-os e buscando atender suas necessidades e desejos. Quanto mais perto de seu público no mundo digital, melhor, mas não deixe de oferecer exclusividade e mimos.