Aplicativo ajuda MEI a calcular imposto de renda

Aplicativo ajuda MEI a calcular imposto de renda

O aplicativo Qipu, criado para facilitar a vida do microempreendedor individual (MEI), promete acabar com as dúvidas na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Com mais de 200 mil usuários, o app desenvolveu uma calculadora que ajuda nos cálculos dos valores a serem declarados ao governo. 

A nova ferramenta ajuda a fazer as contas de quais despesas estão isentas e quais devem ser declaradas, de acordo com a área de atuação de cada microempreendedor. 

O MEI deve fornecer informações como o faturamento do ano anterior, ou seja, recibos e notas fiscais de venda emitidos de acordo com a atividade da indústria, comércio ou serviços. A calculadora chega ao resultado do lucro líquido e indica qual o valor deve ser colocado em rendimentos tributáveis e declarado para a Receita Federal. 

Vale lembrar que Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não é a mesma coisa que a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). A DASN-SIMEI deve ser entregue até o dia 31 de maio ao Portal do Simples Nacional. Quem usa o app deve receber um lembrete para não perder o prazo. 

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Qipu é gratuito e está disponível para Android, iOS e também pelo computador. 

Fonte: Revista PEGN

COMPARTILHE

COMENTAR

Deixe seu Comentário