Gestão de pessoas e o sucesso das empresas

Você sabe qual é a relevância da gestão de pessoas para seu negócio? Ela pode fazer a diferença na hora de alcançar o sucesso. Uma equipe satisfeita e motivada pode trazer diversos benefícios para um empreendimento, incluindo melhores resultados e desempenho. Por isso, saber como realizar a gestão de pessoas com qualidade pode colocá-lo na frente de seus concorrentes.

As pessoas são um dos maiores trunfos das empresas, pois são responsáveis pela execução de operações e criação das estratégias dos negócios, por isso, é preciso escolher as pessoas certas para cada uma das atividades e funções de seu negócio. E não adianta achar que é só um trabalho legal que importa. É preciso administrar os recursos humanos e zelar pelas relações entre as pessoas na empresa, pois uma boa gestão de pessoas pode tornar as pessoas mais satisfeitas e o empreendimento mais produtivo.

Como fazer gestão de pessoas

Você já sabe que fazer uma boa gestão de pessoas pode transformar sua empresa, mas como fazer uma boa gestão de pessoas e manter as equipes motivadas? Nada de técnicas rápidas e de curta duração! Elas podem resolver um ou outro ponto de dificuldade na empresa, mas é preciso engajar as pessoas, valorizando-as como profissionais e também como pessoas, claro.

Qual é o benefício disto? Pessoas felizes trabalham melhor. Mas motivar e manter uma equipe com alto astral é uma tarefa que exige atenção com questões como: bem-estar, suporte ao colaborador, qualidade de vida, adequação ergonômica, ginástica laboral, datas comemorativas, comemorações de resultados, flexibilidade de horário, prática de feedback, reconhecimento do trabalho e estímulo ao aprendizado

Estes pontos, quando bem cuidados geram benefícios para os funcionários, como crescimento pessoal, melhoria de relacionamento em grupo, elevação da autoestima e otimização de tempo nas tarefas. E para a empresa? A felicidade dos funcionários será diretamente refletida no dia a dia de seu negócio. A qualidade das relações pode propiciar trabalhos mais efetivos e com mais qualidade, gerando o aumento da produtividade e, consequentemente dois fatores muito desejados pelos empreendedores: redução de custo e aumento dos ganhos.

As pessoas e a empresa

E se nada disso engajar seus funcionários? A felicidade e a motivação têm um fator essencial: as pessoas. Por isso, também é preciso ficar de olho para perceber o quanto seus funcionários também estão engajados em promover ações de melhoria necessárias ao negócio, seja no nível de pessoas, processos ou estratégia. Ter propósito, uma dosinha de resiliência, buscar melhoria constante de si, e uma boa pitada de bom humor não farão mal a ninguém. Não é mesmo?

Fonte: http://sebraemgcomvoce.com.br/2016/06/06/gestao-de-pessoas-e-o-sucesso-das-empresas/