Comprar por impulso é realidade de 53% dos brasileiros, indica SPC

Comprar por impulso é realidade de 53% dos brasileiros, indica SPC

Woman with full shopping bags

Segundo balanço, 57% das mulheres dizem comprar sem planejamento

Levantamento nacional encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz apontou que 53% dos consumidores das capitais admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. O percentual é ainda maior entre as mulheres, já que 6 em cada 10 (57%) entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às compras.

Entre os produtos mais tentadores para compra compulsiva estão roupas (24%), calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).

Entre as motivações para o consumo impulsivo está a promoção (51%), sobretudo entre a parcela feminina de entrevistados (61%). Os locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%).

O estudo mostra ainda que na visão dos consumidores entrevistados, as lojas de departamentos (28%) e os sites na internet (22%) são as que mais facilitam o acesso ao crédito. “Um dos problemas associados ao comportamento impulsivo é o risco de endividamento em excesso”, explicou o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

COMPARTILHE

COMENTAR

Deixe seu Comentário