Facebook conta com novos recursos para promover as vendas em lojas físicas

Facebook conta com novos recursos para promover as vendas em lojas físicas

Atualmente, 49% das compras em lojas físicas já são influenciadas por interações digitais – que acontecem, em mais da metade das vezes, em dispositivos móveis. À medida que essa tendência cresce, aumenta também a necessidade de marcas que atuam com lojas físicas evoluírem suas campanhas para alcançar as pessoas onde elas estão: no mobile e online. Por isso, apresentamos hoje novas formas, ainda mais inteligentes, de veiculação de campanhas para anunciantes alcançarem resultados offline com o Facebook.

Os recursos se juntarão às novidades que trouxemos em junho, que eram novas ferramentas para comerciantes aumentarem o fluxo de pessoas nas lojas físicas e determinarem o impacto das campanhas móveis nas chegada de clientes e nas vendas. Hoje, contabilizamos mais de um milhão de visitas por dia em 100 mil unidades. Além disso, cada mais varejistas usam a API de conversões offline para confirmar que as pessoas que veem seus anúncios no Facebook estão fazendo compras também no offline.

Apresentação dos anúncios dinâmicos para varejo

As novas soluções da vez incluem melhorias nos anúncios dinâmicos, um meio comprovado de gerar vendas online e móveis. Eles agora terão a força ampliada para o varejo em estabelecimentos físicos.

Muitos vendedores já até usavam os anúncios do Facebook para promover os produtos na loja. No entanto, até agora não era viável personalizar criativos para cada local com base na disponibilidade de produtos, preços ou promoções. Anunciar produtos esgotados ou preços locais imprecisos pode levar a uma experiência ruim para o cliente, além de desperdiçar impressões. Mas com os novos anúncios dinâmicos para varejo, as campanhas podem exibir dinamicamente os produtos disponíveis na loja mais próxima da pessoa que está vendo o anúncio.

Por exemplo, se um vendedor de roupas deseja anunciar um evento de vendas nacional, os anúncios dinâmicos para varejo ajudam a mostrar somente os produtos que estão no estoque na loja mais próxima e exibem o preço encontrado nesse local. Já que os anúncios estão vinculados ao catálogo de produtos do local, se um produto estiver esgotado em uma das lojas, a campanha se ajustará automaticamente para que as pessoas naquela região não vejam mais o anúncio. A seleção de produtos de cada anúncio pode ser otimizada com base no comportamento de compras das pessoas pela Internet e nos dispositivos móveis.

Com os anúncios dinâmicos para varejo as pessoas recebem as informações necessárias para se inspirarem a realizar uma ação:

Disponibilidade local: Um indicador de disponibilidade no anúncio mostra para as pessoas que um produto está disponível em uma loja perto delas. Com o localizador de lojas fica fácil descobrir o caminho até lá.

Resumos de produtos: Os anunciantes podem usar os resumos de produtos hospedados no Facebook para oferecer aos clientes em potencial as informações necessárias sem sair do aplicativo do Facebook.

Ações diferentes: Os resumos de produtos oferecem opções para as pessoas realizarem ações, como entrar em contato com a loja mais próxima, comprar pela Internet ou salvar o produto para referências futuras.

Produtos semelhantes: Os produtos semelhantes disponíveis na loja mais próxima aparecem em destaque para que as pessoas possam comparar diretamente do celular.

Por ora, estamos testando os anúncios dinâmicos para varejo com anunciantes como Abercrombie & Fitch, Argos, Macy’s, Pottery Barn e Target, nos EUA. O objetivo será disponibilizado a novos clientes nas próximas semanas.

“Ampliar a força dos anúncios dinâmicos do Facebook para o estoque de uma loja física traz novas possibilidades para a Macy’s como varejista omni-channel. Estamos animados por sermos os primeiros a veicular os anúncios dinâmicos do Facebook para varejo, já que eles realmente nos permitem personalizar os anúncios de produtos com base no comportamento online e no inventário da loja Macy’s mais próxima. Isso cria uma ponte entre os canais offline e online para oferecer uma experiência mais útil, relevante e envolvente aos clientes.” — Serena Potter, vice-presidente de Estratégia de Mídia Digital do grupo Macy’s.

“Os anúncios dinâmicos para varejo nos permitem destacar nossas opções de produtos e não apenas personalizá-las com base nos comportamentos de compras online dos clientes, mas localizá-las em tempo real. O Facebook está nos ajudando a construir uma base sólida para entender o impacto que o marketing digital tem no tráfego de pessoas na loja física e nas vendas usando os resultados e vinculando esses resultados aos nossos clientes que não foram apenas expostos a uma campanha de anúncios dinâmicos para varejo, mas que realizaram ações e cruzaram a nossa linha de chegada. Esse é mais um passo no processo de valorizar o cliente oferecendo a ele uma experiência perfeita, prioridade da estratégia de marketing da Abercrombie & Fitch.” — Billy May, vice-presidente sênior de marketing, publicidade direta ao consumidor e desenvolvimento corporativo, Abercrombie & Fitch.

“A proposta da coleção Fast Track da Argos é oferecer a oportunidade de retirar o produto na loja física em 60 segundos, desempenhando um papel fundamental no nosso sucesso. Conectando o inventário da loja ao Facebook, os anúncios dinâmicos para varejo nos permitem aproveitar essa vantagem nas nossas campanhas móveis e abrem um leque de possibilidades para o uso da nossa presença física para gerar vendas em um mundo voltado para os dispositivos móveis.” — Gemma Thompson, gerente online, Argos.

Uma solução integrada para estabelecimentos físicos

Também apresentamos nosso primeiro objetivo de marketing criado especialmente para anunciantes que querem atrair mais pessoas para suas lojas físicas ou locais de negócios. O objetivo de visitas à loja se baseia em recursos de direcionamento geográfico e formatos de anúncios da solução de anúncio de divulgação nas imediações. Ele apresenta as visitas como principal métrica de relatório e também um novo modelo de otimização.

Essa otimização ajuda os anunciantes a alcançar pessoas com mais probabilidade de visitar as lojas, a fim de diminuir o custo por visita à loja. Por exemplo, os mercados americanos Albertsons, por exemplo, conseguiram alcançar as pessoas mais propensas a entrar em suas unidades e diminuir o custo por visitas em até 40%.

Esse novo objetivo também inclui melhorias no direcionamento geográfico, permitindo que os anunciantes definam um raio de direcionamento com base na densidade populacional e no alcance desejado. Os anúncios dinâmicos para varejo, por sua vez, aproveitam esse novo objetivo e exploram as vantagens do novo modelo de otimização e dos recursos mais avançados de direcionamento geográfico. O relatório, por fim, traz uma métrica estimada baseada nas informações de pessoas com serviços de localização ativos em seus celulares.

O objetivo de visitas à loja será lançado para todos os anunciantes no próximo mês. A qualificação para a otimização e o relatório dependem de critérios específicos, como tamanho da loja e localização.

Se você está interessado em anúncios dinâmicos para varejo ou se deseja testar a otimização e o relatório de visitas à loja, entre em contato com seu representante de conta para mais informações.

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