Convencionais assistem às palestras com o tema inovação e têm uma manhã produtiva, no Hotel Tauá.

Conectados à 24ª Convenção Estadual do Comércio Lojista e 12º Encontro de Profissionais de CDLs Mineiras, os convencionais levantaram cedo nesta sexta (26), para assistir às palestras do dia. Nesta edição, toda a programação será voltada para o tema inovação e acontece de hoje, sexta (26), a domingo (28).

Abrindo a programação do dia, o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, deus as boas-vindas aos participantes. “Que tenhamos um dia produtivo. Prestem atenção e abram a mente porque vamos receber muitas informações importantes para nosso dia a dia”, finalizou.

“Inove ou morra tentando” foi a dica dada pelo primeiro palestrante do dia, o CEO da SAMBATECH, a maior startup da América Latina, Gustavo Caetano.

De acordo com o jovem empreendedor de apenas 35 anos – eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do País – ter um propósito para inovar, melhorando a vida das pessoas, arrumando algo que está errado, prevenindo que algo bom desapareça são algumas das regras que garantem o sucesso de um empreendedor. “Não fique só no seu mundo, se não experimentar coisas novas não sairá nunca do lugar”, compartilhou a ideia com os participantes.

Logo depois, o gerente da unidade de acesso à inovação e sustentabilidade do SEBRAE-MG, Anízio Viana e a gestora do Programa Sebraetec, Andrea Furtado, deixaram a plateia atenta mostrando algumas soluções que o Sebrae e seu programa Sebraetec oferecem àqueles líderes, lojistas, cedelistas e donos do pequeno negócio que não nasceram com o dom inovador de Gustavo Caetano e, portanto, precisam de uma ajudinha para inovar. “O Sebraetec oferece as ferramentas essenciais para a implementação da inovação nos pequenos negócios através de soluções como design, produtividade, qualidade, TI, entre outros”, contou Anízio.

Mais um jovem empreendedor e inovador veio dar sua palestra nesta Convenção. O CEO da Precon Engenharia, Marcelo Miranda, contou aos integrantes da CDL Jovem, em evento paralelo, sua trajetória na empresa. “Quando entrei na Precon, a primeira pergunta que me fiz foi ‘por onde começar?’ Comecei pelas pessoas, envolvendo cada uma delas dentro da empresa na busca da inovação,” contou acrescentando que foi assim que criou a energia necessária para poder arrancar e tornar a empresa ainda mais inovadora no segmento de construção civil.

Mais inovação no palco principal

Antes do almoço estavam todos conectados às novidades trazidas da NRF 2015 que aconteceu em janeiro deste ano. Teve até transmissão ao vivo com o diretor da Baumann Travel, Renato de Castro, diretamente da Itália para o telão da 24ª Convenção. “Estamos dando início a uma nova fase na Federação, a de trazer mais tecnologia para nossos encontros e para nosso dia a dia,” contou Renato.

A transmissão fez parte do painel mesa redonda pós-NRF, que trouxe os desafios e as oportunidades como tema central da discussão sobre o que aconteceu no maior evento do varejo mundial. A mesa teve como mediador o analista da Unidade de Acesso a Mercado e Relações Internacionais do Sebrae-MG, Júlio Junior.

O economista da Fecomércio, Gabriel Ivo; o diretor de operações e vendas da ATS Informática, Igor Murillo; o presidente da CDL Itaúna, Maurício Nazaré e o 2º vice-presidente da CDL Contagem, Rony Anderson, contribuíram com suas opiniões acerca da inovação no varejo mundial, assunto amplamente abordado na NRF.

Tarde de boas práticas

Após o almoço, o consultor de empresas Marciliano Coelho, falou sobre o programa de captação de associados da CDL Itaúna; a gerente executiva da CDL Uberlândia, Lécia Dias Queiroz, contou sobre as soluções do SPC oferecidas pela sua entidade e o gerente executivo da CDL Paraguaçu, contou sobre o que fazem para facilitar o acesso dos seus associados ao crédito.

Enquanto os convencionais estavam no salão Real ouvindo as CDLs Itaúna, Uberlândia e Paraguaçu contar o que fazem para conquistar a sustentabilidade, muitos cedelistas que ficaram em suas cidades participaram com perguntas através dos links da transmissão ao vivo do evento, uma novidade que a Convenção trouxe para esta edição com o total apoio do Sebrae. Para acessá-los basta entrar no site ou na página da Federação no Facebook e seguir as coordenadas.